sexta-feira, 29 de abril de 2011

A experiência de navegar livremente



Navegar livremente ou em Hipertexto, resulta em uma experiência comum para a grande maioria de usuários leigos, ou até pessoas com um nível mais elevado de conhecimento sobre o uso da internet. Ela proporciona a liberdade de ir para sites de diversos assuntos interligados com o primeiro assunto acessado, podendo ser produtivo para absorção de algum conhecimento neste caminho, não apenas diversão ou lazer de pesquisar ou ler qualquer assunto. Esta navegação não é nada mais do que acessar um site ou blog, e neste você poderá ir acessando os links nas explicações do assunto ou até mesmo postado no final da reportagem ou assunto de determinados sites. Com isso você irá navegando livremente e sussecivamente nos outros sites, conforme você vai lendo e clicando nos links disponíveis. Cada explicação de uma postagem ou assunto pode ter uma palavra, que seja um link, que ao clicar, tranportará para outro lugar explicando ou expondo o significado ou algo que tenha ligação com aquela palvrava lincada no no outro site ou até no mesmo site se for o caso.
Como podemos até ver neste exemplo, ao clicar aqui, transportá para outro lugar explicando melhor este assunto

Portanto essa navegação é aconselhada para pessoas que estejam com tempo disponível e estejam á vontade para explorar conteúdos novos na internet.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto Meio Ambiente - Escola Sede Flores



Apresentação do Projeto do Meio Ambiente de Linha Sede Flores - Município de Guaraciaba

O projeto foi elaborado com o intuito de contribuir na conscientização dos educandos e comunidade em geral sobre a importância do equilíbrio ecológico para a continuidade da vida na terra, identificando medidas de proteção ao meio ambiente visando maior qualidade de vida.






sexta-feira, 8 de abril de 2011

Webquest

O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da interne

Sua elaboração
É feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos.


Seus recursos
Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.


Tipos
Bernie Dodge define a Webquest em:
Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

A Webquest é constituída de sete seções:
- Introdução - Determina a atividade.
- Tarefa - Informa o software e o produto a serem utilizados.
- Processo - Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos etc).
- Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web.
- Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.
- Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
- Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.


Objetivos Educacionais
- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet).
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
- Promove uma aprendizagem cooperativa.


Desenvolver habilidades cognitivas
“Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.”

- Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
- Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
- Favorece o trabalho de autoria dos professores.
- Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
- Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.


Quem esta usando as WQs
Pelo seu aspecto pedagógico, dinâmico, amplo, informativo e investigativo, estimula:
- Professores, Mestres e Doutores das mais diversas áreas e seguimentos.
- Alunos.

Passos para elaboração de uma Webquest

Planejar
  • Definir o tema
  • Selecionar fontes de informação
  • Delinear a tarefa
  • Estruturar o processo
Formatar
  • Escrever a introdução
  • Escrever a conclusão
  • Inserir o conteúdo no gabarito
Publicar
  • Fazer os acertos finais
  • Publicar a Webquest
Gabaritar
  • Nessa etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em informática
  • - Modelo de gabaritos.
O suporte oferece ferramentas de produção gratuitas, acervo de imagens, editores de html, hospedagen de sites, etc.


Exemplo Webquest:

http://wqtiete.vilabol.uol.com.br/

Reflexão sobre os vídeos...


Os vídeos apresentam a evolução tecnológica em nossas vidas, tudo ao nosso redor está evoluindo, as tecnologias estão avançando rapidamente e desencadeanto um processo de informação muito amplo, muitas pessoas não conseguem acompanhar esse avanço. Pode variar financeiramente, ou comodismo das pessoas, a resitência de não querer buscar saber o funcionamento a resistência pelo fato de ter medo desse avanço. Escolas estão lentamente evoluindo comparando com o mundo no geral, as tecnologias estão chegando, ainda falta muita coisa para ser considerada em um patamar exemplar de qualidade de ensino. Ainda falta preparo dos educadores, a respeito desses equipamentos, falta ainda estrutura física e profissionais da área para auxiliá-los.

Claro que em algumas escolas e instituições de ensino tem estrutura profissionais adequados e professores interessados em buscar novas idéias e conhecimento através do avanço tecnológico.

O avanço e o ensino não podem ficar muito distante pois a os alunos estão em mundo muito corrido muita informação a todo momento, muitos aparelhos que podem ajudar e atrapalhar sua vida social e escolar. Neste momento o professor juntamente com a família são muito importantes para a educação desses alunos, cabem a eles filtrarem o excesso de informação mostrar o que é bom e oque deve fazer com aquilo tudo, que eles tem a disposição, apresentarem idéias de como devem fazer para gerar conhecimento, para que eles possam parar e pensar suas conclusões sobre este processo de aprendizado, tanto na sua vida particular quanto na escola.

Na escola o professor tem que ligar todo o seu conhecimento, e apresentar com as tecnologias suas idéias e informações, para que os alunos possam presenciar e se incorporarem neste contexto de tecnologias, para que possam observar e entender que esse avanço tecnológico contribui muito para a educação escolar.